terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TAXA DE LIXO MAIS JUSTA

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que altera a tabela de cobrança da taxa de lixo para 2012. Pelo projeto aprovado, a taxa terá um limitador de 40 URMs, cerca de R$ 3.108,00 nos valores de hoje.

O projeto beneficiará principalmente as cooperativas, comércio, indústria e outros empreendimentos que possuem grandes áreas construídas utilizadas como depósito.

Segundo o vereador Farelo, que articulou a remessa do projeto pelo Poder executivo, havia uma cobrança elevada da taxa em áreas construídas que não produziam lixo domiciliar.

“O projeto torna mais justa a cobrança. Cito o caso das cooperativas e das indústrias regidas pela legislação ambiental, que determina que elas façam reciclagem, tratem ou destinação final do seu rejeito industrial. Desta forma, elas já estavam dando destino ao seu rejeito e pouco produziam lixo doméstico, mas acabavam pagando valores altos, entre 7 a 15 mil reais de taxa de lixo. O Prefeito Mariovane e o Secretário Luis Perdomo foram sensíveis ao nosso pedido e, como prometido, enviaram o projeto para a Câmara. Agradeço aos colegas vereadores que entenderam a nossa preocupação e aprovaram a nova Lei.” concluiu Farelo