quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cerimônia na Câmara de Vereadores lembra o Dia do Maçom

17/08/2011

O Poder Legislativo Municipal realizou na terça-feira, 16 de agosto, sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Maçom que é comemorado em 20 de agosto. A Cerimônia foi presidida pelo vereador Farelo Almeida (PDT) e contou com a presença de Leomar Kirinus, venerável mestre da Loja Maçônica “Vigilância e Fé”, de Ivan Pacheco Pedroso, venerável mestre da Loja Maçônica “Luz Invisível”, de Paulo Maurer Bandeira, venerável mestre da Loja Maçônica “Cel. Aparício Mariense”, além de vários integrantes da maçonaria São-borjense.
O vereador Carmelito Lunardine do Amaral fez uso da palavra durante a solenidade e em seu discurso destacou que a maçonaria confia nos princípios da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, crê nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência, aperfeiçoar-se e servir, e também que há a lição da irmandade, o sentimento de união entre os Irmãos.
Paulo Maurer Bandeira também falou sobre o assunto em nome das três lojas maçônicas do município e ressaltou que os maçons pregam o dever e o trabalho, dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo e que ainda têm perfeita consciência de seu papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando e aprimorando as coisas que nos cercam.
Ao final da sessão Farelo pronunciou-se em nome da Câmara de Vereadores e esclareceu que o município de São Borja instituiu no ano de 2006, através da Lei Municipal 3.577, o dia 20 de agosto como o Dia Municipal do Maçom e que a mesma lei determina ainda, que anualmente, na terceira reunião ordinária do mês de agosto seja realizada sessão solene alusiva à data. “O Legislativo de São Borja entende que essa data deve ser comemorada com toda pompa, pois a Maçonaria em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil”, conclui o vereador.